Dificuldade de Aprendizagem

Copop SITE – A ImportânciaNesse mundo de hoje em que a sociedade brasileira está inserida, e de profunda maneira contaminada pela corrupção institucional, política e social, há em toda parte muita violência, muito descaso em questões muito relevantes, principalmente saúde e educação.
O contexto atual, encontramos uma educação capenga, de teor tecnicista, preocupada com valores e aspectos meramente estatísticos e de qualidade duvidosa.
Claro que apesar desse quadro pessimista, da educação, ocorreram alguns avanços significativos. Como o projeto de todos na escola, escola para todos, o bolsa família em que os pais têm a obrigação de participar da vida escolar dos filhos, uma educação realmente inclusiva e outros projetos importantes para tirar o país do Ranking de atrasado no que se refere a educação. Esses avanços realmente ocorreram.
E quanto às dificuldades de aprendizagem e aos alunos com transtornos e distúrbios? O que dizer?
Antes de falar sobre Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem, é preciso levar em conta que a aprendizagem envolve muitas variáveis e aspectos, como questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras.
Torna-se necessário compreender o aluno como um todo, um sujeito completo, que nasce com um equipamento biológico cognitivo, que vai se formando ao longo do tempo e de toda a fase de seu desenvolvimento e com este, a capacidade de aprender. Faz-se necessário entender como o sujeito aprende, adquire seu conhecimento e elabora suas hipóteses.
O primeiro viés a se levar em conta no que tange a Dificuldade de Aprendizagem é a importância da multidisciplinaridade integrada. Ou seja, quando nos referimos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender.
Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.
É interessante entender que a maior parte destes problemas de Dificuldade de Aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar, haja vista que se tratam, de questões psicopedagógicas.
Quanto a Distúrbio de Aprendizagem, está ligado a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
Neste caso, estamos lidando com uma questão de neurônios, de conexão. O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, pois, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.
Isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso.
De acordo com tudo que foi visto ao longo dessa disciplina até o momento, sobre os distúrbios de aprendizagem, o aluno identificado com suspeitas de tais distúrbios deverá ser encaminhado para um profissional da área de saúde e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
Buscar um diagnóstico clínico para saber quais os problemas de aprendizagem. Confundir transtorno com dificuldades pode acarretar sérios problemas na vida do sujeito e tratá-los da mesma maneira, provavelmente, não surtirá o efeito desejável.
O psicopedagogo é um profissional especializado para diagnosticar os problemas no processo de aprendizagem do estudante. Sabe identificar e diferenciar os transtornos das dificuldades de aprendizagem, fazendo o acompanhamento e o  encaminhamento necessários.
Por José Ruthênho

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