Programação da Semana em Homenagem ao dia dos MUSEUS

Neste 18 de maio, dia internacional dos museus, vamos dar ênfase ao Museu do Estado de Pernambuco. Veja algumas informações sobre esta instituição.
Localizado em um dos mais significativos exemplares arquitetônicos do século XIX, o belo palacete no bairro das Graças onde viveu Augusto Frederico, o filho do Barão de Beberibe, hoje funciona o Museu do Estado de Pernambuco, guardião de parte importante da história.

Ao longo de 80 anos de existência, o Museu criado em 1929, possui um amplo e variado acervo de peças que constituem referenciais marcantes da história do Estado. O espaço é um dos equipamentos culturais do Governo do Estado, gerenciado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE. 

Atualmente o acervo do Museu do Estado possui mais de 14 mil itens, agregando importantes coleções que se distribuem nas seguintes categorias: Arqueologia, Cultura Indígena, Presença Holandesa em Pernambuco, Arte Sacra, Cultura Afro-brasileira, Ex-votos, Iconografia, Mobiliário, Porcelana, Cristais e Pintura com telas de artistas como Cícero Dias, Telles Júnior, Francisco Brennand e Burle Max.

O Museu do Estado de Pernambuco abrange, além do Palacete Estácio Coimbra – casarão do século XIX, o Anexo I - Espaço Cícero Dias com capacidade para abrigar exposições de médio e grande porte e o Anexo II - uma casa onde são realizados cursos e oficinas de arte.  
Inaugurado em 2003, o Espaço Cícero Dias abriga no térreo, a exposição de longa duração “Um acervo revisitado”, montada a partir de amostragens das várias coleções do acervo com curadoria de Emanoel Araujo, e o auditório Joaquim Cardoso, onde são realizadas palestras, oficinas, debates e outros eventos ligados à cultura. O pavimento superior além das galerias de exposições temporárias, abriga o Centro de Documentação Cícero Dias - biblioteca especializada em arte e história com mais de 4 mil volumes entre livros, catálogos e periódicos, alguns deles obras raras, como o livro de Gaspar Barlaeus, escrito em latim, que narra a história do governo de Maurício de Nassau em Pernambuco. 


  
  

Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h.
                      Sábados e domingos, das 14h às 17h.
Visitação: R$ 5,00 – R$ 2.50 para estudantes
Agendamento de visitas: (81) 3184-3174
Telefone: (81) 3184-3170
E-mail: museu.mepe@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os três componentes do Desenvolvimento sustentável

Deficiência Cognitiva Programada