Turismo Ecologico

Turismo Ecologico
Ecoturismo ou turismo ecológico é um segmento do turismo que envolve patrimônios e belezas naturais. Incentiva a formação de uma consciência ambientalista e a conservação da natureza.

O turismo de aventura é um segmento do turismo que envolve atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo, com risco avaliado. Tem muita emoção e, com frequencia, exploram os limites físicos e psicológicos de seus praticantes.
Pode incluir, por exemplo, rafting, rapel, mountain bike, mergulho, montanhismo, exploração de cavernas, safari,  bungee jumping, boia-cross, canoagem e parapente.

Resumo dos capítulos 5 e 6 livro:
Turismo Sustentável e Meio Ambiente 
Autor: Reinaldo Dias.

De acordo com o capítulo 5º deste livro citado acima o ecoturismo não somente é uma viagem orientada para a natureza, mas também constitui uma nova concepção da atividade, tanto prática social como econômica. Tem o objetivo de melhorar as condições de vida das populações receptoras ao mesmo tempo que preserva os recursos e o meio ambiente natural e cultural com a prática turística.
Para Reinaldo Dias os conceitos e definições de turimo ecológico passam pelas idéias formuladas pelas organizações como a OMT que afirmam ser o ecoturismo o eixo em torno da qual se desenvolverá o turismo sustentável. Pode ser visto como um parâmetro de controle dos efeitos negativos do turismo, com as experiências positivas sendo repassadas para outras áreas da atividade turística. Cita também  a declaração de Quebec sobre o ecoturismo onde fora estabelecidos os principios específicos que diferenciam do conceito mais amplo de turismo sustentável como por exemplo:
Contribui para conservação do patrimônio natural cultural;
Inclui as comunidades locais e indígenas em seu desenvolvimento, planejamento,exploração e contribui para seu bem-estar;
Interpreta o patrimônio natural e cultural do destino para os vizitantes;
É melhor aos viajantes independentes, bem como aos circuitos organizados para grupos de tamanho reduzido.
Outro argumento importante nesse capítulo é o de quatro condições para o turismo responsável: 
1. Impacto ambiental mínimo;
2. Impacto mínimo sobre as áreas vizitadas e máximo respeito para com as culturas anfitriãs;
3. Máximo benefício econômico para as comunidades locais do país anfitrião;
4. Máximo de satisfação recreativa para os turistas participantes.
É importante também afirmar que o diferencial do turismo tradicional para o eculturismo é o pouco investimento em infra-estrutura e alto investimento em capacoitação.Isso decorre do fato de que o ecoturismo exige maior preparação e capacidade para enfrentar a concorrência, que se baseia na existência de recursos ecepcionais, daí o alto preço que pagam os ecoturistas para desfrutarem desses recursos, pois diferentemente dos centros tradicionais de praia, a possibilidade de substituir um recurso natural único é quase impossível.  
Pra encerrar o capítulo 5º dá uma idéia geral de ecoturismo no mundo inteiro e também no Brasil destacando as áreas onde já está sendo amplamente praticado e os benefícios que tem trazido para as regiões vizitadas. Como também a regulamentação e leis específicas para a atividade do ecoturismo.
O capítulo 6ºestá intitulado de Áreas Naturais Protegidas
e trás os temas de:
Devastação ecológica e desenvolvimento econômico;
Áreas de proteção ambientale o turismo;
Tendências na relação entre o turismo e as áreas naturais protegidas;
Impacto do turismo nas áreas naturais protegidas;
Considerações sobre a gestão do turismo em áreas naturais protegidas ;
Propostas para diminuição dos impactos negativos provocados pelo turismo nas áreas naturais;
Esses temas vão alargar a visão do turismo sustentável como um todo, dando substância para a aplicação prática do mesmo.Esse capítulo não só da direção técnica do assunto mas tem uma dimensão ampla e clara de como fazer um turismo ecológico respeitando de fato a natureza e os biomas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os três componentes do Desenvolvimento sustentável

Deficiência Cognitiva Programada