Turismo Sustentável é Mito ou é Real?

O TURISMO E A SUSTENTABILIDADE
Conceitos e caracterização do turismo
No final do século XIX e início do século XX, surgiu um número expressivo de conceitos que visavam ao fenômeno turístico, mas ainda é percebido que na literatura existente sobre o desenvolvimento não há uma dedicação e atenção a expressividade que o turismo possui. As razões deste propósito não são muito claras, talvez, seja pelo fato de o turismo ser um fenômeno recente, pós-Segunda Guerra Mundial, ou, por não ter a mesma representatividade para todas as cidades e/ou regiões.
É notado que o turismo não possui apenas um grande significado econômico em muitos casos, sendo fonte de renda e de divisas, mas também exerce impactos relevantes sobre a cultura e o espaço (natural e social) da área receptora dos turistas.
O conceito de turismo é um pouco controverso segundo os vários autores que tratam desse assunto.  O turismo está relacionado com as viagens, porém não são todas as viagens que são consideradas como turismo. O conceito de turismo implica a existência de recursos naturais e/ou culturais e infra-estrutura.
“Turismo é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria geram sobre os ambientes físico, econômico, sócio-cultural da área receptora” (JAFARI apud BENI,1998, p.38).
O fascínio que o turismo vem despertando na atualidade, principalmente nos empreendedores, ocorre devido às estatísticas da atividade que impressionam bastante. De acordo com os dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), no ano de 2006 foram registrados 800 milhões de desembarques internacionais e as atividades turísticas responderam por 160 milhões de empregos (WTO, 2007).
Atualmente, compartilha-se da visão de que o Turismo é visto como grande vetor para o desenvolvimento socioeconômico e cultural em diversas cidades brasileiras. No entanto, é necessária uma reflexão sobre esta atividade, que vem se transformando em um negócio de grande expansão em nível mundial, visto como fonte de geração de emprego e renda. As transformações têm gerado impactos nas localidades onde é praticado, e com isso, se tem buscado alternativas para minimizar os possíveis impactos negativos, sendo uma delas, a prática responsável do turismo, considerado a possibilidade de desenvolvimento sustentável, já que está envolvido com as dimensões sociais da cultura, da economia e do ambiente.
A atitude de um turismo sustentável vai ao encontro do desenvolvimento de uma atividade que expressa em todos os seus momentos a consciência humana com seus efeitos. Não há mais como afirmar a inexistência das conseqüências, por vezes negativas, de práticas galgadas em visões simplesmente econômicas, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, reconhecendo a limitação dos recursos naturais a serem explorados. Da mesma forma, não se pode esquecer o vínculo humano com sua cultura, com suas tradições, com sua história e colocar abaixo o cenário e organização social constituída na heterogênea sociedade contemporânea.
"Explorar reconhecendo" parece ser uma junção verbal que possibilita a sustentabilidade do cenário turístico, envolvendo desde o empresariado e o profissional que detém o conhecimento sobre a área até alcançar o consumidor através de uma ampla e reflexiva abordagem da necessidade de contribuição de todos. Envolver todos os interessados no desenvolvimento de uma atividade turística saudável não se traduz apenas em oferecer ambientes limpos e de qualidade ao consumidor, mas alcança-lo através da reflexão sobre sua prática enquanto empresário e profissional, enquanto turista e cidadão.
FONTE:Turismo Sustentável Mito ou Verdade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os três componentes do Desenvolvimento sustentável

Deficiência Cognitiva Programada