Turismo sustentável

Turismo Sustentável


É apresentado para maioria das pessoas, que falar de turismo é uma tarefa fácil, especificamente no Brasil, devido ao grande potencial que o país contempla. Entretanto, ao analisarmos o turismo como um fenômeno sócio-cultural, econômico, ambiental e científico, deparamo-nos com uma atividade complexa, que não depende somente de belos lugares, mais sim de profissionalismo, estudos e pesquisas.
Contudo, faz-se necessário analisar alguns conceitos de turismo, traçando um panorama atual da repercussão desta atividade nos locais onde ela se desenvolve. A partir daí, é necessário uma reflexão sobre desenvolvimento local, para que se possa identificar e analisar a gestão da atividade turística dentro desta nova perspectiva.
Conceitos e caracterização do turismo

No final do século XIX e início do século XX, surgiu um número expressivo de conceitos que visavam ao fenômeno turístico, mas ainda é percebido que na literatura existente sobre o desenvolvimento não há uma dedicação e atenção a expressividade que o turismo possui. As razões deste propósito não são muito claras, talvez, seja pelo fato de o turismo ser um fenômeno recente, pós-Segunda Guerra Mundial, ou, por não ter a mesma representatividade para todas as cidades e/ou regiões.
É notado que o turismo não possui apenas um grande significado econômico em muitos casos, sendo fonte de renda e de divisas, mas também exerce impactos relevantes sobre a cultura e o espaço (natural e social) da área receptora dos turistas.
O conceito de turismo é um pouco controverso segundo os vários autores que tratam desse assunto.  O turismo está relacionado com as viagens, porém não são todas as viagens que são consideradas como turismo. O conceito de turismo implica a existência de recursos naturais e/ou culturais e infra-estrutura.
“Turismo é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria geram sobre os ambientes físico, econômico, sócio-cultural da área receptora” (JAFARI apud BENI,1998, p.38).
O fascínio que o turismo vem despertando na atualidade, principalmente nos empreendedores, ocorre devido às estatísticas da atividade que impressionam bastante. De acordo com os dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), no ano de 2006 foram registrados 800 milhões de desembarques internacionais e as atividades turísticas responderam por 160 milhões de empregos (WTO, 2007).
Com esse crescimento, surge também um grande número de empreendimentos que vão se instalando nas cidades ou em localidades que tem algum potencial turístico e que recebem turistas. Dessa maneira, aumenta a importância e necessidade de estudos e pesquisas no setor, visando orientar esse crescimento e organizar as ações humanas no que diz respeito às instalações e facilidades necessárias para que a atividade turística seja introduzida e mantida de maneira sustentável, ao meio ambiente, à cultura e à comunidade local, buscando minimizar os possíveis impactos negativos e maximizar benefícios e impactos positivos.
Entretanto, é necessário que o desenvolvimento do turismo ocorra com base em planejamento, e não meramente de forma espontânea. Segundo Hall (2001), quando o turismo se desenvolve com base em planejamento é mais fácil minimizar impactos potencialmente negativos, maximizar retornos econômicos nos destinos e, dessa forma, estimular uma resposta mais positiva por parte da comunidade hospedeira em relação ao turismo a longo prazo.Pretende-se aqui buscar o entendimento e qual a importância do turismo para o desenvolvimento de uma localidade. Primeiramente, sabemos que a atividade turística acontece em um determinado território, antes de tudo, precisa-se definir território. Analisando estudos de alguns autores, entende-se território como sendo um espaço, um local no planeta onde alguma comunidade tomou posse e ali desenvolvem suas relações culturais, sociais, comunitárias, econômicas e ambientais. Dentro do conceito de desenvolvimento local, vê-se o território como a base do desenvolvimento e a comunidade – através das características intelectuais, culturais, ambientais e de trabalho que lhe são peculiares – será o agente e o beneficiário do desenvolvimento. Esse parágrafo inicial traz algum embasamento para continuarmos com a nossa discussão, mas e o turismo? O que vem a ser essa atividade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os três componentes do Desenvolvimento sustentável

Deficiência Cognitiva Programada